Um dos inúmeros potenciais de aplicação de microalgas é na biorremediação de compostos tóxicos dos meios naturais. Exemplo disso, pode ser observado no trabalho desenvolvido pela então mestranda Letícia Weiss, junto ao PPG em Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul e publicado no periódico Water Science & Technology. Nessa pesquisa, foram avaliados processos de biodegradação e biossorção da bifentrina, um agrotóxico muito utilizado na cultura do tabaco e encontrado nos corpos d’água.

Os resultados indicaram que microalgas isoladas de um lago da cidade de Santa Cruz do Sul, que é um reservatório de água para captação, podem contribuir na remoção de aproximadamente 99% da bifentrina através dos processos de biodegradação e biossorção. Sendo que a fotodegradação considerando um fotoperíodo de 18:6 horas, foi identificada como representando 77% do mecanismo para degradação.

Você pode conferir esses resultados na íntegra e conhecer um pouco mais sobre o potencial de aplicação das microalgas acessando https://doi.org/10.2166/wst.2020.160

Fonte: Water Sci Technol (2020) 82 (6): 1131–1141.